Gru é um dos personagens mais marcantes da série de animações Meu Malvado Favorito. Ele é apresentado como um vilão que planeja roubar a Lua, mas que acaba por se tornar um anti-herói ao adotar três órfãs para ajudá-lo em sua missão. Sua transformação, aliada a uma personalidade única, carismática e engraçada, fizeram dele um personagem inesquecível.

Gru é dublado na versão original por Steve Carell, que entrega uma performance divertida e cheia de nuances. O personagem é alto, magro, usa roupas pretas e está sempre com uma expressão séria no rosto. Seus cabelos grisalhos e nariz grande dão ainda mais personalidade ao personagem. Gru é um vilão com um senso de humor autodepreciativo, que o torna ainda mais carismático.

Além disso, a relação de Gru com as três meninas adotadas - Margô, Edith e Agnes - é um dos pontos altos da animação. Ele começa a se encantar com as meninas e a se preocupar com elas, o que o leva a se questionar sobre seus atos como vilão. Essa transformação é gradual, mas se torna evidente quando Gru abraça a causa das meninas e começa a usar suas habilidades para protegê-las. É um exemplo de como a presença de personagens fortes e cativantes pode mudar a trajetória de uma história.

O sucesso de Gru é tão grande que a Universal Pictures, produtora da série Meu Malvado Favorito, lançou um spin-off centrado no personagem. Em Minions, de 2015, Gru ainda é um vilão e usa os minions, sua gangue de ajudantes amarelos, para ajudá-lo em seus planos maléficos. O sucesso de Minions, aliás, é outra prova de como o carisma de Gru impactou o público.

Gru é um exemplo de anti-herói cativante. Ele começa como vilão, mas se transforma em alguém disposto a proteger e cuidar daquelas que ama. Sua personalidade única, somada à sua relação com as meninas e à presença dos minions, fazem dele um dos personagens mais queridos do universo de animações. Para quem ainda não conhece a série Meu Malvado Favorito, Gru é uma boa razão para começar a assistir.